PREFEITURA
18 de Fevereiro de 1935
842 Visualizações
A sede da Fazenda Madalena ficava onde hoje é o Bairro Açude, porém com a morte de Raimundo Pereira de Matos em 1911 é feito o inventário de seus bens, como era homem de muitas posses, as terras da Fazenda Madalena são herdadas por sua filha Filomena Belarmina, esta já casada com Francisco Pereira Nau e morando onde hoje é a Vila Nau.
Ainda em 1911 o fazendeiro, que era devoto fervoroso do Sagrado Coração de Jesus, doa um terreno de mais ou menos 30.439 m2 para o Patrimônio do Sagrado Coração de Jesus, terreno este que seria destinado à construção da capela na fazenda.
Ao redor da capela surgiram as primeiras casas do povoado e pertenciam às famílias mais abastadas desta ribeira, das quais descende a maior parte da população deste município.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Santa Quitéria o Distrito de Madalena. Sua elevação à categoria de Distrito provém do Decreto-Lei Nº. 1.156, de 04 de dezembro de 1933.
Pelo Decreto Estadual Nº. 448, de 20 de dezembro de 1938, o Distrito de Madalena passou a denominar-se Senador Catunda em homenagem ao filho ilustre de Santa Quitéria, falecido em 1907, o Senador e Historiador Joaquim de Oliveira Catunda, homenagem prestada por seu grande amigo Antonio Timbó Sobrinho à época Tabelião do Cartório do Registro Civil do Distrito de Madalena, Cartório este fundado em 18 de maio de 1935
Compartilhe
+ DESTAQUES EM PREFEITURA
Pouco Útil
Muito Útil