O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 27/12/1990
Emancipação Política: 27 de dezembro
Gentílico: catundense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Noroeste Cearense
Microregião: Santa Quitéria
Distância para a capital: 256,00

Dados de características geográficas

Área: 790.483,00
População estimada: 10508
Densidade: 1.329,00
Altitude: 290
Clima: semi-árido
Fuso Horário: UTC-3
Catunda é um município brasileiro do estado do Ceará, Mesorregião do Noroeste Cearense. Teve seu desenvolvimento a partir do século XIX as margens do Rio Macacos na Bacia do Acaraú, possui uma população estimada em 10,5 mil habitantes, sendo que aproximadamente 6 mil habitantes (57%) residem na zona urbana. Os principais centros urbanos são; Catunda (Sede), Paraíso e Vidéo (Distritos), os demais habitantes vivem em áreas rurais.

O município possui uma extensão territorial superior a 790 quilômetros quadrados, dividindo sua população por sua área territorial, teremos uma densidade demográfica em torno de 12,6 habitantes por quilômetro quadrado.

Emancipado em 1990, Catunda é o quinto município mais jovem do Ceará, possui um colégio eleitoral de mais de 8,7 mil eleitores. A cidade é conhecida como a “Princesa da Serra Branca” por ser o local onde está localizado o ponto culminante (ponto mais alto do Estado), o Pico da Serra Branca com mais de 1.154,56 metros de altitude. O Município destaca-se ainda por ser um dos menos violentos do Ceará (com baixos índices de homicídios, é considerada uma das melhores cidades para se viver no interior Cearense), o IDH de Catunda está entre os melhores de sua região.

O PIB do município é estimado em quase 80 milhões de reais, seu PIB Per capita é o maior entre seus vizinhos (com exceção de Santa Quitéria), é também um dos 50 mais elevados do Estado. A cidade destaca ainda pela vasta diversidade multicultural e hospitalidade de seu povo, a mesma está localizada na Rota Turística da Serra da Ibiapaba, cortada pela CE 176 (que liga o Cariri Cearense ao Litoral Oeste).
As terras situadas entre as serras: das Matas e das Matinhas; e às margens do rio dos Macacos eram habitadas por diversas etnias, entres elas os Tupinambá, Kanindé, Jenipapo,[8][9] antes da chegadas dos portugueses com a expansão da pecuária e as semarias no século XVII, no ciclo da carne do charque. Das fazendas de gado implantadas na região e das habitações ao redor da capela de Santa Madalena surge o povoado da Vila de Náu (uma alusão a um fazendeiro local, Francisco Pereira Nau).
Os principais eventos culturais são:

Festa Catunda Cidade Junina: Santo Antonio da Alegria (10 a 13 de junho).
As festas dos padroeiros: Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena (13 a 22 de julho).
Festa de Emancipação Municipal (7 de setembro).
Festa da Oitava (dezembro)
O município é dividido em três distritos: Catunda(sede), Paraíso e Vidéo

Sem informações até o momento

NOTÍCIAS

| 05 DE MARçO DE 2021

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

| 03 DE DEZEMBRO DE 2020

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

| 14 DE JUNHO DE 2020

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

#Saúde | 28 DE MARçO DE 2020

Secretaria Municipal de Saúde intensifica a vacinação em mais um grupo, os idosos.

#Saúde | 27 DE MARçO DE 2020

Comunica à população, que novas medidas de combate ao novo Coronavírus estão sendo tomadas.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito